Quem acha que o inverno faz bem para a pele e para a acne, engana-se. Nem sempre é assim que funciona. Com as temperaturas caindo, o aumento de banho quente e a diminuição em beber água, por exemplo, são situações que acabam facilitando o surgimento de novas espinhas.
Para manter o rosto sempre lisinho e livre da acne, é fundamental manter a higiene da pele em dia, e não apenas tratar só quando ela aparecer. Portanto, tiramos algumas dúvidas com a dermatologista Dra. Cláudia Sandri que indica o primeiro passo fundamental: “Primeiro procurar um dermatologista para adequar os produtos na entrada do inverno. Os sabonetes não podem ser muito abrasivos e temos que caprichar na hidratação, mesmo a pele já apresentando acne.”
Como evitar espinhas no inverno? As lesões pioram nesta época?
A acne não é uma doença sazonal, ela pode ocorrer o ano todo. Não há tendência ao aumento do número de casos no inverno. Porém, com a queda das temperaturas a umidade pode diminuir, os banhos são mais quentes e demorados, há uma diminuição da ingestão de água e isso tudo contribui para o ressecamento da pele, podendo piorar lesões de acne e outras dermatites como a dermatite atópica. No inverno também há uma tendência à ingestão de alimentos mais gordurosos e com maior índice glicêmico, podendo piorar as lesões de acne.
Evitar tomar banhos muito quentes e demorados, lavar o rosto somente duas vezes ao dia e hidratar a pele com hidratantes específicos para peles acneicas duas vezes ao dia, manter uma alimentação saudável, sem excessos de alimentos gordurosos.
Dicas para evitar a acne
Lavar o rosto todos os dias duas vezes ao dia, evitar maquiagens e filtro solar muito oleosos, consultar sempre o dermatologista para prescrever uma rotina correta de cremes, fazer periodicamente uma limpeza de pele sob orientação do dermatologista, se alimentar bem evitando alimentos muito gordurosos e com alto índice glicêmico.
Quais os erros mais comuns que cometemos?
- Lavar o rosto mais do que duas vezes ao dia. Isso leva ao ressecamento excessivo da pele com perda de sua função de proteção
- Não hidratar a pele corretamente após as lavagens: provoca uma oleosidade rebote.
- Usar esfoliantes em excesso no rosto. Uso de esfoliantes deve ser sempre prescrito pelo dermatologista. Em peles mais sensíveis pode precipitar piora de dermatites e até mesmo da acne.
- Não usar filtro solar. Uso do filtro deve ser diário para evitar o aparecimento de manchas e câncer de pele
- Usar maquiagens e protetor solar gordurosos: pode piorar a acne. Escolha sempre produtos livres de óleo.
O peeling é um tratamento ideal contra a acne, quais os tratamentos mais eficazes hoje em dia?
O peeling é uma das opções de tratamento para acne e também para as manchas residuais após a sua cicatrização.
Depende do tipo de acne. Os quadros mais leves podem melhorar somente com medicações como sabonetes apropriados e pomadas com medicamentos. Quadros mais graves podem necessitar de tratamentos com antibióticos via oral e até mesmo a famosa isotretinoína, que ainda continua sendo o tratamento mais eficaz para os casos mais graves.
Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a evitar a acne?
Não, às vezes pode até piorar. O dermatologista geralmente recomenda a lavagem do rosto apenas duas vezes ao dia e essa lavagem deve sempre ser seguida pela hidratação da pele
O clima quente faz com que apareçam mais espinhas?
A acne aparece em todas as épocas do ano, porém, no verão, com a maior exposição ao sol e o uso de cosméticos como filtros solares muito gordurosos, pode ocorrer piora da mesma.
O chocolate provoca acne?
O que causa a acne na verdade não é o cacau, mas sim os açúcares e leite adicionados ao chocolate.
No inverno, a pele também precisa de tratamentos especiais?
O principal tratamento é a hidratação para que não ocorra piora das dermatites como psoríase e dermatite atópica. Aproveite o inverno para realizar os tratamentos dermatológicos com lasers que melhoram manchas e rugas.
Dica caseira:
Máscaras de argila: são facilmente encontradas e podem ser utilizadas por suas propriedades de melhora da oleosidade e cicatrizantes.