Tratamentos
MELASMA

O melasma  se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo.

Afeta mais frequentemente as mulheres, mas também pode ser vista nos homens.

Sua causa não é definida mas, na maioria das vezes está relacionada ao uso de anticoncepcionais, gravidez e, principalmente, à exposição solar. A predisposição genética e histórico familiar também influenciam no surgimento das manchas.

Acomete principalmente as maçãs do rosto e o buço.

Os tratamentos são indicados pelo dermatologista de acordo com a pele do paciente:

-FOTOPROTEÇÃO: principal ponto no tratamento do melasma. Deve-se usar um filto solar de  amplo espectro, com FPS no mínimo 30, com proteção contra os raios UVB e UVA. Use pelo menos 2 vezes ao dia.  

-A utilização de medicamentos via oral no melasma vem sendo muito utilizada. Dentre eles estão as vitaminas C, E, o Pycnogenol e o Polypodium Leucotomos. Esses agentes antioxidantes aumentam a fotoproteção através da prevenção da inflamação da pele induzida pela radiação ultravioleta e raios infravermelhos.

- AGENTES DESPIGMENTANTES: A Hidroquinona ainda é um dos ativos  mais usados no tratamento do melasma, tanto na sua forma isolada, quanto combinada ao ácido retinóico ou à tretinoína . Outros ativos eficazes são o ácido glicólico, ácido azeláico,  arbutin, vitamina C, niacinamida, melawhite. Cada ativo possui um mecanismo de ação diferente, portanto, o ideal é a combinação de vários agentes, atuando em diferentes fases da pigmentação.

-PEELINGS: os peelings aceleram o clareamento das manchas. Os  mais utilizados são o de ácido retinóico, ácido glicólico, solução de Jessner, e ácido salicílico. Os peelings Cosmelan e Dermamelan são muito usados e consistem numa combinação de vários ácidos, sem a participação da hidroquinona.

-LASER: os lasers fracionados não ablativos e o Nd Yag Q-Switched são uma nova opção no tratamento dessa dermatose.

-MICROAGULHAMENTO ( Indução percutânea de colágeno): utiliza um rolo de agulhas que é passado sobre a pele em várias direções, após a aplicação de creme anestésico. 

-MICROAGULHAMENTO ROBOTIZADO (Agnis): procedimento realizado com agulhas automatizadas, que permitem o total controle da profundidade pelo médico. 


O tratamento do melasma é difícil e prolongado. Cada paciente deve ser avaliado individualmente para a escolha do melhor tratamento.

 

voltar
44 3262-3811

Av. Parigot de Souza, 377 (Junto à Cardioclínica)
CEP- 87013-230 - Maringá-PR

Siga-nos

Facebook Cláudia Sandri Instagram Cláudia Sandri
Clinica Sandri 2017 - todosos direitos reservados