Tratamentos
Calvície

Vários  fatores podem desencadear a queda acentuada dos fios: dietas rígidas de emagrecimento, infecções, doenças da tireóide, stress, alterações hormonais como a Síndrome dos ovários micropolicísticos, quadros de depressão, deficiência de ferro e zinco e no pós parto. O fator genético é um dos principais causadores da queda de cabelo tanto maculina quanto feminina.

Alguns dermatologistas defendem que a queda de até 100 fios por dia seria normal. Porém, acredito que esse número é variável e devemos estar atentos, observando sempre se há aumento na quantidade de fios que caem. Nota-se maior queda de fios na hora do banho, após pentear os cabelos e no travesseiro

A lavagem diária dos cabelo não interfere na queda. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma.

Temos visto um número cada vez maior de mulheres com perda capilar. Em grande número dos casos,diagnosticamos a alopécia androgenética, também conhecida como calvície feminina.

 Geralmente iniciando bem cedo, já no fim da adolescência, a mulher vai notando a diminuição do volume capilar. Os cabelos podem diminuir difusamente, em todo couro cabeludo, ou mais localizadamente, principalmente no alto da cabeça.

A mulher vai percebendo que a risca central do cabelo vai ficando alargada e que o fundo do couro cabeludo se torna visível. Nem todas notam  os cabelos caindo em excesso, mas, nitidamente, percebe-se que o volume diminuiu. Para o quadro evoluir demoram anos, normalmente entre a adolescência e a menopausa.

Para tratá-la, quanto antes melhor. Se existe caso na família, o ideal é que a mulher  já faça  uma avaliação inicial na adolescência .

A queda de cabelo no homem quase sempre é genética, chamada de alopécia androgenética masculina.  Quanto mais precoce for o tratamento, maiores são as chances de melhora.

A alopecia areata é um tipo de queda de cabelo caracterizada pela perda repentina dos fios em uma determinada área, geralmente no couro cabeludo, mas tabem pode afetas os pelos das sobrancelhas e  barba. Um tipo mais agressivo é a alopecia universal, onde há queda de todos o cabelo e pelos do corpo.

Uma vez feito um diagnóstico preciso, parte-se para a prescrição do tratamento mais adequado para cada situação:
 

-MEDICAMENTOS TÓPICOS: minoxidil, fatores de crescimento,  cafeína...

-MEDICAMENTOS DE USO ORAL: finasterida, dutasterida, espironolactona

-VITAMINAS: reposição de ferro, zinco, vitamina D, biotina

-LASER: o laser vem sendo usado para o tratamento de vários tipos de queda de cabelo, para cessar a queda, acelerar o crescimento de novos fios, e aumentar o diâmetro dos fios miniaturizados.

-INTRADERMOTERAPIA CAPILAR: injeção de medicamentos e vitaminas no couro cabeludo, diretamente na derme, onde muitas vezes os tônicos não conseguem alcançar. Vários ativos são usados como o minoxidil, finasterida, vitaminas e fatores de crescimento.

-MMP ( microinfusão de medicamentos na pele): utilizada em especial para o tratamento da alopécia androgenética masculina e feminina. Usa máquina com microagulhas estéreis  para perfuração do couro cabeludo e infusão de diversos tipos de ativos que irão atuar diretamente no folículo piloso. Realizada 1 vez ao mês. 

voltar
44 3262-3811

Av. Parigot de Souza, 377 (Junto à Cardioclínica)
CEP- 87013-230 - Maringá-PR

Siga-nos

Facebook Cláudia Sandri Instagram Cláudia Sandri
Clinica Sandri 2017 - todosos direitos reservados